sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: AGRUPAMENTO (FASES DA ESCRITA)

JUSTIFICATIVA

Percebemos a necessidade após o diagnóstico realizado na 1º etapa, sendo assim organizamos um portfólio para o acompanhamento (os registros) das observações feitas com as atividades e daí decidimos trabalhar com o agrupamento seguindo as normas das fases da escrita pré-silábica: com valor sonoro e sem valor sonoro, silábica alfabético e alfabética. Assim separando os alunos para promover atividades diversas e alcançar o desempenho no aprendizado.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de leitura e escrita através do agrupamento (níveis silábico) tentando assim desenvolver o aprendizado dos alunos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Fazer uso do alfabeto móvel para que os alunos identifiquem as letras;

· Utilizar atividades diversas como jogos, gravuras para melhor compreensão ao aprendizado dos alunos;

· Trabalhar textos fatiados para que os alunos organizem o sentido do texto e sua escrita;

· Organizar atividades de acordo com o nível silábico de cada aluno e fazendo o acompanhamento com registros diários.


DESENVOLVIMENTO

· Separar os alunos em níveis silábicos para serem trabalhados na sala de aula e no laboratório de aprendizagem;

· Apresentação das atividades diversas, incentivando a leitura e a escrita;

· Organização de atividades para inserir no Portfólio quinzenalmente e replanejando as atividades;

· Leitura de imagens incentivando a oralidade de cada aluno;

· Apresentação de livros (gibis) para trabalhar textos fatiados;

· Momentos com o alfabeto móvel em grupo;

· Atividades diversas de jogos, colagens, bingos com letras para desenvolver o aprendizado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário